Login

Nome de Usuário:

Senha:

Lembrar de mim

Esqueceu a senha?

Cadastre-se agora.

Busca

Menu

Quem está online

7 visitantes online (2 na seção: Fórum)

Usuários: 0
Visitantes: 7

mais...

Navegando neste Tópico:   1 Usuários anônimos

Final   Tópico anterior   Próximo tópico  Registre-se para enviar mensagens

Construção de Espelhos
Curioso
Cadastrado em:
27/11/2008 09:36
Grupo:
Usuários
Level : 1; EXP : 47
HP : 0 / 11
MP : 2 / 61
Ola Leandro, pessoal do forum......

Estou na fase final da construção do meu espelho de 150mm , F9 e meu pitch-lap esta na segunda prensagem,
>
> Leandro......vc que ja fez o polimento de um espelho sem utilizar a cera de
> abelhas no pitch-lap, poderia me explicar como se procede o polimento?
>
> Tenho duvida quanto ao primeiro contato do espelho com o pitch-lap......
> temos que molhar o pitch-lap ou não?
>
> Vê se estou certo:
> Com o pitch-lap (seco???) colocamos o oxido de cerio sobre o quadradinhos
> (um a um) depois colocamos o espelho, giramos ele para espalhar o polidor e
> depois começamos os movimentos de (vai-e-vam) no centro da peça com pouca
> amplitude (20 golpes por exemplo) e depois dessa bateria de golpes giramos
> espelho para um lado e ferramenta para o outro e começamos uma nova bateria
> é isso?
>
> Devemos lavar o pitch-lap quando formos colocar mais polidor ou não?
>
> Se vc puder me dar mais alguma dica ficou agradecido.........
> O meu pitch-lap ja esta na segunda prensagem e no sabado vou começar a
> polir....ehehe
>
> No aguardo ...... abraços
>

Enviado em: 27/11/2008 10:03
Transferir mensagem para outros aplicativos Transferir

Re: Construção de Espelhos
Aficcionado
Cadastrado em:
22/10/2008 10:17
Grupo:
Usuários
Level : 34; EXP : 61
HP : 336 / 840
MP : 562 / 4598
Oi André! Vou respondendo por partes

> Tenho duvida quanto ao primeiro contato do espelho com o pitch-lap...... temos que molhar o pitch-lap ou não?

sim, o polimento é molhado, nunca a seco. Na verdade você tem que fazer uma solução do polidor, uma parte de óxido de cério para umas 100 de água e é esta mistura fina que voce fica borrifando no espelho sempre que vai fazer uma seção de polimento. Quando o pitch lap está prensando (depois de já ter começado a polir) também se deixa o espelho em contato com o pitchlap com a solução molhada no meio. Pode deixar isso no máximo de um dia para o outro senão seca e gruda (aí tem que colocar na geladeira para desgrudar).

> Vê se estou certo:
> Com o pitch-lap (seco???) colocamos o oxido de cerio sobre o quadradinhos (um a um) depois colocamos o espelho, giramos ele para espalhar o polidor e depois começamos os movimentos de (vai-e-vam) no centro da peça com pouca amplitude (20 golpes por exemplo) e depois dessa bateria de golpes giramos espelho para um lado e ferramenta para o outro e começamos uma nova bateria é isso?

sim, exceto pela parte do seco (tem que usar o polidor misturado com bastante água) a descrição dos movimetnos para polir está correta.

> Devemos lavar o pitch-lap quando formos colocar mais polidor ou não?

não, só lave se achar que entrou sujeira e está riscando o espelho. Ou lave de vez em quando se quiser, só passe uma água.
Com o trabalho o óxido de cério vai ir encrustando no piche e seu polidor vai ficar esbranquiçado. Por isso a solução é bem rala, com muita água e só um pouco de óxido de cério pois este fica grudado no piche e não precisa ser reposto com frequência.

> Se vc puder me dar mais alguma dica ficou agradecido.........
> O meu pitch-lap ja esta na segunda prensagem e no sabado vou começar a polir....ehehe

Segunda prensagem? é a prensagem a frio né?

Abcs

Enviado em: 27/11/2008 10:15

http://www.nevoeiro.org

http://leandrot.multiply.com

Curioso
Cadastrado em:
Grupo:
Usuários
Leandro falou:
fazer uma solução do polidor, uma parte para umas 100 de água e é esta mistura fina que voce fica borrifando no espelho sempre que vai fazer uma seção de polimento.

Leandro..... não precisa espera que as eventuais particulas maiores decantem como nos outro abrasivos? ... tem que borrifar mesmo?

Landro Falou:
Quando o pitch lap está prensando (depois de já ter começado a polir) também se deixa o espelho em contato com o pitchlap com a solução molhada no meio.

Leandro..... quando eu for parar de polir naquele dia eu então lavo o pitch-lap e em seguida borrifo um pouco de polidor no pitch, coloco o plastico + espelho + peso é isso?
E se eu for polir no no outro final de semana... como eu guardo?... sem o polidor no pitch? lavo ele, espero secar e coloco para prensar novamente + com um peso menor. so para manter o formato do espelho?

Qual a referencia para colocarmos mais polidor no pitch...?

Leandro falou
Segunda prensagem? é a prensagema frio né?
Responta:.... sim é a primeira prensagem a frio, vou refazer os sulcos que se fecharam hoje e sabado vou começar a polir..

No aguardo..... abraços

Enviado em: 27/11/2008 10:31

Aficcionado
Cadastrado em:
Grupo:
Usuários
>Leandro..... não precisa espera que as eventuais particulas maiores decantem como nos outro abrasivos? ... tem que borrifar mesmo?

não precisa, geralmente a gente só decanta quando está usando óxido de ferro para polimento, mas você comprou óxido de cério né? Então ele já é pronto para uso, é só tomar cuidado para não contamina-lo com sujeira.
Use um potinho de plástico, de preferencia com borrifador, e deixe a solução cério+água lá para ir usando.

> quando eu for parar de polir naquele dia eu então lavo o pitch-lap e em seguida borrifo um pouco de polidor no pitch, coloco o plastico + espelho + peso é isso?
E se eu for polir no no outro final de semana... como eu guardo?... sem o polidor no pitch? lavo ele, espero secar e coloco para prensar novamente + com um peso menor. so para manter o formato do espelho?

se voce for parar para continuar no dia seguinte é só borrifar a solução aquosa e deixar o pitchlap em cima do espelho (nao precisa lavar nem colocar plastico no meio, só coloque plastico se for ficar parado por mais de um dia).
Se for parar por uma semana deixe um filme plástico no meio para evitar que grude, mas deixe molhado também.
Eu nunca uso filme plastico, mas tomo o cuidade de deixar sempre molhado.
O pessoal mais experiente diz que depois que começou a polir a gente nao deve deixar o pitchlap fora do espelho para evitar ficar perdendo a forma. Entao eu sempre deixo molhado e por cima do espelho.

>Qual a referencia para colocarmos mais polidor no pitch...?

quadno estiver secando, mas atenção, se o pitchlap estiver pesado com bastante contato com o espelho isso é bom. Não deve ficar muito molhado, o pitch lap deve prender quase como um vácuo no espelho. Mas se começar a prender demais nao hesite em borrifar mais um pouco de água+cério.

No micro de casa eu tenho fotos de como fica o pitchlap e do trabalho. Se eu lembrar eu posto aqui no tópico

Abcs

Enviado em: 27/11/2008 10:51

Curioso
Cadastrado em:
Grupo:
Usuários
Leandro.....
E se for parar de polir por uma hora por exemplo... é so deixar o espelho com o polidor por cima do pitch-lap ne´?

Outra coisa..... sabado eu vou começar a polir...e sei que depois de 1 hora polindo ja podemos colocar o espelho na banca de foucalt certo ?......
Vc poderia me ensinar (de uma forma resumida e pratica) como fazer as aferições no espelho?... me dizer passo a passo como fazer o teste de focault?......
Os textos que li são do observatório Fênix, mas tem algumas coisas que não entendi..eheheh

Muito legal esse forum.. eehehe parabems !!!!

No aguardo .......... abraços

Enviado em: 27/11/2008 15:19

Aficcionado
Cadastrado em:
Grupo:
Usuários
se for só uma ou duas horas é só deixar o pitchlap por cima do espelho, ou o espelho por cima do pitchlap. O importante é que o espelho e o pitchlap fiquem em contato, e que esteja molhado entre eles para evitar que grudem.
Mas na hora que for recomeçar o trabalho é sempre bom fazer uma prensagem antes, por 15 minutos com um bom peso de ~2Kg para mim tem funcionado bem.

depois que polir por uma hora a superfície começa a ficar lisa e refletir luz. Para colocar no teste lave o espelho e deixe secar. Com ele seco coloque na bancada e deixe aclimatar por um tempo. 20min nesta fase inicial deve ser suficiente, ou se o espelho estiver morno ao tato deixe esfriar por mais tempo.

Quanto ao Focault, voce vai colocar o aparelho a uma distância de 2x o foco do espelho e vai alinhar o ponto de luz refletido pelo espelho até que ele fique na posição da lâmina.
Aí quando chegar de fato no teste a gente vê com mais profundidade para ficar mais fácil senão é muita info para um espelho não comelou nem a ser polido ainda heheh

Enviado em: 27/11/2008 15:41

Curioso
Cadastrado em:
Grupo:
Usuários
Leandro.......
É que vou ter o dia inteiro de sabado e domingo para polir o espelho e ir fazendo os testes e acertos da superfície endente?.....por isso que gostaria de saber ja, como se faz o teste de foucalt, se não for muito incomodo ehehehe....

No polimento de quanto em quanto tempo temos que submeter o espelho ao teste ?..... de hora em hora?

Umas 5 horas de polimento ja bastam para termos uma superfície boa?

No aguardo.... abraços

Enviado em: 27/11/2008 15:55

Aficcionado
Cadastrado em:
Grupo:
Usuários
entendo, vou ver se acho uma imagens hoje e amanha coloco no tópico porque sem imagens é muito difícil explicar. Bom voce já deve ter estudado a teoria do Focault então vai ser mais fácil. E como é um espelho esférico acredito que você não terá dificuldade.

A regra geral é que só se testa o espelho depois de completamente polido, o que para um 150mm dá uma 10-12 horas de polimennto (o polimento e a correção são o verdadeiro trabalho, desbaste e lapidação é coisa pouca).

A gente só vai testar o espelho depois do polimento inicial apenas para ver se não está muito ruim, pois se estiver aí já volta para refazer a lapidação. Senão corre-se o risco de ter um trabalhão polindo e no final vai testar e o espelho está com a forma toda errada por causa de lapidação mal feita. Então é melhor fazer um teste rápido antes de avançar muito no polimento para evitar estes aborrecimentos. Você não precisa medir nada nesta altura do campeonato, apenas verificar a forma e procurar por erros grosseiros.

Enviado em: 27/11/2008 16:03

Curioso
Cadastrado em:
Grupo:
Usuários
Ola Leandro.....
Nesse domingo consegui trabalhar 3 horas no polimento de meu espelho, acho que ja esta bom para fazer o primeiro teste no foucalt né?..... so falta saber passo a passo como fazer o teste.....
Estou no aguardo de sua ajuda de como fazer o teste ok.....se vc puder me passar hoje fico agradecido pois amanha estou de folga na parte da manha e gostaria de faze-lo.....
Se vc não tiver imagens não tem problema, basta me explicar passo a passo que eu dou um jeito ok... ehehe
Abraços.......... André NR

Enviado em: 01/12/2008 15:17

Aficcionado
Cadastrado em:
Grupo:
Usuários
ok, os passos são mais ou menos esses:
1-posicione o aparelho no raio de curvatura do espelho
2-ajeita o alinhamento do espelho em relacao ao aparelho para que o ponto refletido acerte a lâmina de Focault
3-posicione o olho perto da lamina de modo a ver a luz refletida pelo espelho
4-avance e recue a lamina lateralmente, bem como avance o carro do aparalho para frente e para trás para pegar posições em intra focal e extra focal.
5-analise as imagens. Pode-se dizer que um espelho esférico tem que iluminar e escurecer de uma vez só conforme voce move o carro do aparelho para frente e para trás. Se a lâmina estiver cortando metade do feixe de luz então voce vai ver só metade do disco clarear ou escurecer. Se algumas áreas do espelho clarearem antes ou depois isto significa que são zonas levantadas ou depressões dependendo se voce está em intra focal ou extra focal.

basicamente é isto que eu entendo de Focault.
A medição de zonas não é difícil, mas voce nao vai usar isto neste momento, só vai usar lá no final.

Enviado em: 01/12/2008 15:26

Curioso
Cadastrado em:
Grupo:
Usuários
Leandro.....
Quando eu cortar a imagem lateralmente inclinando a mesa em direção a torre do led a luminosidade do espelho vai cortar tambem correto?....e se cortar por igual da direita para a esquerda sem escurecer zonas centrais primeiro é porque meu espelho esta bom?....

Outro duvida é quanto as franjas..... elas serviram para detectar se a calota esférica esta perfeita é isso?......e como acho essas franjas?
Se vc tiver algum texto que não seje a do Observatório fenix... porque esse eu ja tenho.... que explique como se faz o teste por favor me passe ok.(pode ser no meu e-mail)... ja estou quase entendendo ...eheheh

Abraços

Enviado em: 01/12/2008 15:48

Aficcionado
Cadastrado em:
Grupo:
Usuários
Oi André, sim se voce estiver bem no foco conforme voce vai cortando o feixe com a lâmina o espelho vai escurendo de acordo. Estas franjas são sutis e voce só vai conseguir ver elas direito ao entrar um pouco em intra-focal. Entao voce 1-posiciona a lamina no foco 2-avança para dentro até que as franjas comecem a ficar finas e nítidas.
Se o espelho estiver bom voce vai ver umas franjas bem retinhas.

Um link que tenho sobre Focault básico é este aqui:
http://www.atm-workshop.com/foucault.html

Enviado em: 04/12/2008 08:22

Curioso
Cadastrado em:
08/01 02:49
Grupo:
Usuários
Level : 1; EXP : 0
HP : 0 / 0
MP : 0 / 0
Olá, estou iniciando a construção do meu telescópio pelos espelhos, gostaria de saber a razão entre a espessura do vidro e o diametro do espelho. Com um 19 mm de espessura eu consigo fabricar um espelho de 250 mm????

Enviado em: 08/01 02:57

Aficcionado
Cadastrado em:
Grupo:
Usuários
oi, para trabalho manual a razao recomendada é algo entre 1:6 e 1:8
Sendo assim com um vidro 19mm seria um diametro de aprox. 152mm. Mas dá para fazer maiores, a única questao é que vai ficando exponencialmente mais dificil.

Enviado em: 08/01 11:06

Registre-se para enviar mensagens

Você pode exibir os tópicos.